Temas em Destaque
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Foto: Tonico Benites
A educação dos jovens Guarani e Kaiowá e sua utilização das redes sociais na luta por direitos
Neste artigo, Tonico Benites, Ava Verá Arandú, indígena Guarani e Kaiowá, mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta os processos de educação indígena Guarani e Kaiowá e a luta política inédita dos jovens indígenas através da rede social Facebook, na busca da efetivação de seus direitos fundamentais no contexto contemporâneo.
Passando pela descrição da organização social do povo Guarani e Kaiowá e de sua metodologia educativa fortalecida pela transmissão da ideia de pertencimento ao povo indígena, e pelo princípio da reciprocidade diária entre todos os seus membros, o autor expõe o processo em que se dá a manutenção, passagem e renovação do conhecimento entre os jovens e as lideranças idosas indígenas e sua mais recente conquista, o domínio e experimentação dos recursos tecnológicos em prol de suas lutas políticas. Leia mais. -
Foto: Alexandre Bárbara
Conflitos e diferenças geracionais no uso das tecnologias digitais
Neste artigo, Rosalía Winocur, doutora em Antropologia e professora da Universidade Autônoma Metropolitana do México, analisa os conflitos que surgem entre jovens e adultos, particularmente entre os primeiros e seus pais e professores, a partir das diferenças no manejo das tecnologias digitais. Segundo a autora, “os adultos procuram ‘domesticar’ a tecnologia e os jovens se envolvem com elas”. Os adultos tem medo de cometer erros e perder o trabalho que realizam enquanto os jovens assumem os riscos como condição natural de viver e navegar na rede. Estas são algumas temáticas deste artigo que discute as distintas expectativas e representações de jovens e adultos sobre as tecnologias digitais. Leia mais.
Informações bibliográficas
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“Políticas de infancia y juventud: producir sujetos y construir Estado” de Mariana Chaves e Enrique Fidalgo Zeballos (coords.)
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Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados nas áreas de ciências sociais e humanas no Brasil e na América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou os livros publicados no período de dezembro de 2013 a março de 2014 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas editoras.