Temas em Destaque
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Infância maia guatemalteca: vulnerabilidade nutricional e políticas públicas para seu enfrentamento
Com status de país mais populoso da América Central e população majoritariamente indígena de ascendência maia, a Guatemala está classificada entre os países mais desiguais do mundo ocupando a 119ª posição. Para os autores, Cristian David Osorio Figueroa, médico clínico geral pela Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC), Guatemala e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, e Thereza Christina Bahia Coelho, médica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil, e professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), quando os índices de progresso da desnutrição na América Latina são mostrados, casos dramáticos, como o da Guatemala, se tornam visíveis: 48% das crianças com menos de cinco anos encontram-se em desnutrição crônica e 4,9% em obesidade. Índices que se agravam considerando que 70,2% das crianças de 0-9 anos vivem na pobreza, sendo a população indígena 1,7 vezes mais pobre do que a não indígena, configurando um quadro em que os 27,1% da população maia, que vive em situação de pobreza extrema, aumentou para 39,8% em 2014. Leia mais.
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O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
Neste artigo, Thiago Bogossian, mestre em Educação e professor da Educação Básica em instituições de ensino das redes pública e privada localizadas nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro, Brasil, credita à Antropologia, em sua matriz metodológica, a etnografia, o olhar que possibilita a compreensão da dinâmica das culturas escolares, em especial, das culturas infantis, onde a brincadeira ganha destaque. A partir dos registros de campo de pesquisa realizada com crianças em uma instituição pública de Educação Infantil, o autor discute as questões de gênero, tomando como referência a apreensão da linguagem corporal das crianças, as mudanças nas suas feições, seus sorrisos e silêncios, e a análise de suas falas e dos posicionamentos dos professores. Leia mais.
Informações bibliográficas
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"Radiografías de la experiencia escolar. Ser joven(es) en la escuela", de Pedro Núñez y Lucía Litichever.
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"Juvenopedia. Mapeo de las juventudes iberoamericanas", de Carles Feixa e Patricia Oliart (Org.)
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Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Março à Junho de 2017 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.