Resumo
A proposta a seguir procura oferecer uma reflexão metodológica sobre o trabalho de pesquisa com as memórias da infância do passado. Esta reflexão começa pela historialização da memória da infância como um problema, as características particulares e as tensões que surgem de seu estudo. Segue-se um estudo aprofundado da ferramenta da entrevista oral como forma de entrar nas memórias da infância. Posteriormente, o texto levanta o debate em torno das características e identificação da voz da criança nas lembranças infantis. Nesta discussão vou tentar delinear uma proposta que se baseia na temporalidade única envolvida no trabalho memorial. Assim, o artigo procura contribuir para a exploração de um objeto complexo como as memórias de infância que, enquanto se impulsionam em seu movimento, vão para trás e para frente balançando as cenas que organizam uma narrativa singular sobre a experiência da infância do passado. Palavras-chave: infância, memória, metodologia, voz.
Resumen
La siguiente propuesta procura ofrecer una reflexión metodológica sobre el trabajo de investigación con las memorias de las infancias del pasado. Esta reflexión comienza por historizar la memoria infantil como problema, los rasgos particulares y tensiones que surgen de su estudio. Seguido a ello se profundiza en la herramienta de la entrevista oral como modo de ingreso a las memorias de infancia. Más tarde el texto plantea el debate en torno a las características y la identificación de la voz infantil en las memorias de infancia. En esta discusión intentaré esbozar una propuesta que apoyada en la singular temporalidad implicada en la labor memorial. Así, el artículo busca aportar a la exploración de un objeto complejo como lo son las memorias de infancia que, mientras se impulsan en su movimiento, vuelven hacia atrás y hacia adelante columpiando las escenas que organizan una narrativa singular sobre la experiencia infantil del pasado.
Abstract
The following proposal seeks to offer a methodological reflection on research work with memories of childhoods of the past. This reflection begins by historicizing childhood memory as a problem, the particular features and tensions that arise from its study. Following this, the tool of the oral interview as a way of entering childhood memories is explored in depth. Later the text raises the debate around the characteristics and identification of the child’s voice in childhood memories. In this discussion I will attempt to outline a proposal that draws on the unique temporality involved in memorial work. Thus, the article seeks to contribute to the exploration of a complex object such as childhood memories which while, propelling themselves in their movement, go back and forth swinging the scenes that organize a singular narrative about the childhood experience of the past.
Fecha de recepción: 08/05/2023
Fecha de aprobación: 15/08/2023
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