“Memórias de Lucia”: as brincadeiras nos livros escolares do Maranhão na Primeira República

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46287
  • Rosyane de Moraes Martins Dutra
    Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Educação I, São Luís, Maranhão, Brasil

Resumo

A investigação de cultura lúdica em produções literárias de intelectuais do período republicano brasileiro no Maranhão proposta neste artigo considerou levantar dados históricos sobre as brincadeiras que se manifestavam e como a instrução pública foi importante para a sistematização de uma pedagogia moderna. Objetivou-se analisar os registros literários de Rosa Castro (1933) e Eydher Pestana (1924) enquanto intelectuais propagadores do ideário moderno para a educação das crianças, tendo sido identificados os indícios de uma prática brincante no interior das escolas e dos jardins de infância. O método histórico utilizado foi o de análise documental de fontes literárias. Os estudos de Carvalho (2003) e Silva (2017) contribuíram com as análises sobre a escola republicana, o brincar na história da educação e o estado do Maranhão na transição do modelo educacional. Com os resultados, pretende-se contribuir com as pesquisas sobre história das crianças maranhenses e de suas brincadeiras enquanto um campo em processo de constituição.

  • brincadeiras
  • literatura
  • escola
  • República
  • Maranhão

Resumen

La investigación de la cultura lúdica en las producciones literarias de intelectuales de la época republicana brasileña en Maranhão propuesta en este artículo consideró recabar datos históricos sobre los juegos que se manifestaron y cómo la instrucción pública fue importante para la sistematización de una pedagogía moderna. El objetivo es analizar los registros literarios de Rosa Castro (1933) y Eydher Pestana (1924), como propagadores intelectuales de ideas modernas para la educación infantil, donde se identificaron signos de una práctica lúdica dentro de escuelas y jardines de infancia. El método histórico utilizado fue el análisis documental de fuentes literarias. Los estudios de Carvalho (2003) y Silva (2017) contribuyeron al análisis de la escuela republicana, jugando en la historia de la educación y Maranhão en la transición del modelo educativo. Con los resultados se pretende contribuir a la investigación sobre la historia de los niños maranhenses y sus juegos, como un campo en proceso de constitución.

  • chistes
  • literatura
  • colegio
  • República
  • Maranhão

Abstract

The investigation of playful culture in literary productions by intellectuals from the Brazilian republican period in Maranhão proposed in this article considered raising historical data about the games that were manifested and how public instruction was important for the systematization of a modern pedagogy. The objective is to analyze the literary records of Rosa Castro (1933) and Eydher Pestana (1924), as intellectual propagators of modern ideas for children's education, where signs of a playful practice inside schools and kindergartens were identified. The historical method used was the documentary analysis of literary sources. The studies by Carvalho (2003) and Silva (2017) contributed to the analysis of the republican school, playing in the history of education and Maranhão in the transition of the educational model. The results are intended to contribute to research on the history of maranhense children and their games, as a field in the process of being constituted.

  • jokes
  • literature
  • school
  • Republic
  • Maranhão

Fecha de recepción: 14/09/2021

Fecha de aprobación: 21/01/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Rosyane de Moraes Martins Dutra

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brasil. Professora do Departamento de Educação I/Curso de Pedagogia – Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras (GEPIB/UFMA), Brasil.