Temas em Destaque
-
“Foi o Estado”: O caso dos jovens desaparecidos de Ayotzinapa e a crise política no México
O caso do desaparecimento dos 43 jovens estudantes de uma escola rural em Ayotzinapa, México, é apresentado neste artigo por Rogelio Marcial, professor e pesquisador do Colégio de Jalisco e Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Guadalajara (México). O autor parte de um preciso relato dos fatos e de uma contextualização das escolas rurais, espaço de formação dos filhos de camponeses, com marcado vínculo com os movimentos sociais. Em um cenário caracterizado por uma “narco máquina”, ele discute o que se apresenta como uma forte crise política do Estado mexicano, explicitada pelo ocorrido, destacando-se a necessidade de uma profunda refundação desse Estado como única saída possível. Leia mais.
-
O lúdico em questão: Brinquedos e brincadeiras indígenas
O que significa a brincadeira no contexto cultural indígena? Neste artigo, Rita de Cássia Domingues-Lopes, professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, juntamente com Assis da Costa Oliveira, professor da Faculdade de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Jane Felipe Beltrão, professora dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Direito da UFPA, buscam entender a brincadeira a partir de pesquisas de objetos lúdico-infantis e de relatos etnográficos sobre as brincadeiras de crianças do povo Xikrín. Os pesquisadores destacam que o lúdico indígena se entrelaça com dimensões sociocosmológicas nativas, e também se modifica a partir de contatos inter-étnicos. Assinalam que o caráter universal dos conceitos jurídicos ocidentais e as imagens sociais estereotipadas em relação aos povos indígenas impõem espaços de tensão que se convertem em verdadeiras barreiras para o entendimento do “outro” lúdico em termos de igualdade de condições e de valorização das diferenças. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
"Los chicos en la calle: llegar, vivir y salir de la intemperie urbana" de Rodolfo García Silva.
-
"La custodia de los hijos en las parejas separadas: conflictos privados y obligaciones públicas", de Yolanda López Díaz.
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Dezembro de 2014 a Março de 2015, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.