Temas em Destaque
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Foto: Valcir Siqueira
Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções sociológicas de juventude
Cotejar certas concepções de juventude elaboradas pela sociologia com algumas das principais tendências nas políticas sociais e educacionais voltadas aos jovens, constitui, neste artigo, um dos objetivos de Luis Antônio Gropo, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Sua hipótese é de que, as concepções de juventude construídas pelas sociedades modernas e contemporâneas produzem ressonâncias na sociologia que, por sua vez, elabora noções de juventude que orientam instituições e políticas sociais, e até mesmo informam o senso comum. Leia mais.
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Foto: Gustavo e Otávio Pandolfo - OSGEMEOS
Produção sobre adolescência/juventude na pós-graduação da Psicologia no Brasil
Com o objetivo de sistematizar o uso das categorias adolescência e juventude na produção discente da Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, no Brasil, os pesquisadores Márcia Stengel, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil, e Juarez Dayrell, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil, desenvolveram uma pesquisa entre os anos de 2006-2011 que analisou as temáticas emergentes neste campo.. Dentre as dezenove temáticas encontradas as que aparecem em maior número de trabalhos são as que relacionam juventude/adolescência à violência e à família. Leia mais.
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Foto: Caique Bouzas
Pesquisando nas fronteiras: cartografia de circuitos culturais juvenis em Feira de Santana-BA/Brasil
Neste artigo, Mirela Figueiredo Iriart e Denise Helena Pereira Laranjeira, ambas Professoras Titulares do Departamento de Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana-BA, Brasil, apresentam um estudo sobre os circuitos de consumo e de produção cultural juvenil na cidade de Feira de Santana-BA, Brasil. Desenvolvido por meio de uma pesquisa-intervenção em associação à metodologia de inspiração cartográfica, alguns dispositivos da pesquisa foram: a realização de grupos de diálogo; oficinas de vídeo-arte; organização de uma mostra cultural; e realização de Rodas de Conversa. Para as autoras, a pesquisa pôde revelar as formas dissidentes pelas quais diversos coletivos e grupos culturais juvenis vivenciam sua capacidade de expressão e mobilizam modos de intervenção sobre a cidade. Leia mais.
Informações bibliográficas
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"La educación de la clase alta argentina – entre la herencia y el mérito", de Victoria Gessaghi
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Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Dezembro de 2016 à Março de 2017 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.