Juventude negra nas periferias do Brasil: Psicologia em questão

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i37.59198
  • Orlando Júnior Viana Macêdo
    Centro Universitário Paraíso do Ceará – UniFAP, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil
  • Manuella Castelo Branco Pessoa
    Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Thaís Fontenelle Bezerra
    Centro Universitário Paraíso – UniFAP, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil
  • Adriana de Alencar Gomes Pinheiro
    Centro Universitário Paraíso – UniFAP, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Psicologia diante das realidades vivenciadas pela juventude negra periférica, a partir de uma revisão narrativa da literatura. Recorreu-se à base eletrônica Scientific Eletronic Library Online – SciELO, por meio dos descritores vulnerabilidade, adolescente, jovens, questão racial, periferia, Psicologia e atuação da Psicologia combinados de diferentes formas. Foram selecionados 16 (dezesseis) artigos. Estes foram analisados qualitativamente a partir das categorias temáticas: realidade da juventude negra periférica; atuação dos profissionais de Psicologia junto a tais sujeitos. Os estudos evidenciam diferentes tipos de violência, exclusão, sofrimento e morte. A literatura enfatiza atuações interdisciplinares no âmbito das Políticas Públicas, explorando atuação junto a jovens que foram vítimas de violência ou cometeram atos infracionais. Considera-se necessário explorar mais um trabalho na prevenção dessas violências e dar mais visibilidades às contribuições da Psicologia para transformar socialmente essa realidade.

• psicologia
  • jovens
  • negros

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar los aportes de la Psicología a las realidades vividas por la juventud negra periférica, a partir de una revisión narrativa de la literatura. Se utilizó la base de datos electrónica Scientific Electronic Library Online – SciELO, utilizando los descriptores vulnerabilidad, adolescente, jóvenes, cuestión racial, periferia, Psicología y Desempeño en Psicología combinados de diferentes maneras. formas. Fueron seleccionados 16 (dieciséis) artículos. Estos fueron analizados cualitativamente a partir de las categorías temáticas: realidad de la juventud negra periférica; desempeño de los profesionales de la psicología en dichos temas. Los estudios destacan diferentes tipos de violencia, exclusión, sufrimiento y muerte. La literatura enfatiza acciones interdisciplinarias en el ámbito de las Políticas Públicas, explorando acciones con jóvenes que han sido víctimas de violencia o cometido actos delictivos. Se considera necesario explorar más trabajos en prevención de esta violencia y dar más visibilidad a las aportaciones de la Psicología para transformar socialmente esta realidad.

• Psicología
  • jóvenes
  • negros

Abstract

This article aims to analyze the contributions of Psychology to the realities experienced by peripheral black youth, based on a narrative review of the literature. The electronic database Scientific Electronic Library Online – SciELO was used, using the descriptors vulnerability, adolescent, young people, racial issue, periphery, Psychology and Psychology performance combined in different ways. shapes. 16 (sixteen) articles were selected. These were qualitatively analyzed based on the thematic categories: reality of peripheral black youth; performance of psychology professionals with such subjects. Studies highlight different types of violence, exclusion, suffering and death. The literature emphasizes interdisciplinary actions within the scope of Public Policies, exploring actions with young people who have been victims of violence or committed criminal acts. It is considered necessary to explore further work on preventing this violence and give more visibility to the contributions of Psychology to socially transform this reality.

• Psychology
  • youth
  • black

Fecha de recepción: 19/06/2023

Fecha de aprobación: 22/09/2023

Bajar PDF
del artículo completo
  • Orlando Júnior Viana Macêdo

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia Social pela UFPB. Professor do Centro Universitário Paraíso do Ceará – UniFAP, Brasil.

• Manuella Castelo Branco Pessoa

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFPB. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Desenvolvimento da Infância e Juventude. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Brasil.

• Thaís Fontenelle Bezerra

Discente do Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Paraíso – UniFAP, Brasil.

• Adriana de Alencar Gomes Pinheiro

Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Paraíso – UniFAP, Brasil.