A urgência do letramento racial e do antirracismo na educação brasileira

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53507
  • Julia Oliveira Moraes
    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

O presente artigo busca demonstrar como o sistema educacional brasileiro tem contrariado suas funções sociais, ao passo que reproduz o racismo dentro de suas instituições, e as consequências desse problema. Para isso, discutiu-se o racismo estrutural, a colonialidade e o epistemicídio reproduzidos na universidade e gerando consequências na educação básica. Em seguida, analisou-se como esses fatos são relatos pela literatura, tendo como foco as formas como o racismo se manifesta nas relações intergeracionais na escola. Além disso, tendo em vista a gravidade desse ciclo educacional racista para a democracia, considerou-se a distância abissal entre a legislação sobre direito à educação e o cotidiano educacional enfrentado pelos brasileiros. Dessa forma, evidenciou-se que a dimensão coletiva e a urgência das instituições educacionais passarem a adotar o antirracismo como princípio político pedagógico. Palavras-chave: racismo escolar, epistemicídio, letramento racial, antirracismo.

  • racismo escolar
  • epistemicídio
  • letramento racial
  • antirracismo

Resumen

El artículo demuestra cómo el sistema educativo brasileño ha contradicho sus funciones sociales, ya que reproduce el racismo dentro de sus instituciones y las consecuencias de este problema. Para eso, se discute el racismo estructural, la colonialidad y el epistemicidio reproducidos en la universidad, generando consecuencias en la educación básica. Se analiza cómo esto sucede a partir de una revisión bibliográfica, centrándose en las formas en que el racismo se manifiesta en las relaciones intergeneracionales en la escuela. Además, se analiza la distancia abismal entre la legislación sobre el derecho a la educación y el cotidiano educativo enfrentado por los brasileños. De esta forma, se evidencia la dimensión colectiva y la urgencia de las instituciones educativas de adoptar el antirracismo como principio político pedagógico.

  • racismo escolar
  • epistemicidio
  • alfabetización racial
  • antirracismo

Abstract

The article seeks to demonstrate how the Brazilian educational system has contradicted its social functions, since it reproduces racism in its institutions, and the consequences of this problem. To this end, structural racism, coloniality and epistemicide reproduced in universities and its consequences for basic education are discussed. An analysis of how these facts are reported in scientific literature follows, with a focus on how racism manifests itself in intergenerational relationships at school. Furthermore, the abyssal distance between the legislation concerning the right to education and actual educational practices faced by Brazilians is analyzed, considering the severity of this racist educational cycle for democracy. Thus, the collective dimension and the urgency of educational institutions to adopt anti-racism as a pedagogical political principle are evidenced.

  • school racism
  • epistemicide
  • racial literacy
  • anti-racism

Fecha de recepción: 15/07/2022

Fecha de aprobación: 08/11/2022

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  • Julia Oliveira Moraes

    Psicóloga formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Atualmente, estuda as experiências coletivas das crianças a partir de uma perspectiva decolonial, assim como o Letramento Racial, o Racismo Escolar e Acadêmico.