O uso de narrativas literárias na prática de avaliação psicológica infantil

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i36.53381
  • Raquel Donegá de Oliveira
    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Brasil
  • Nayara Mesquita Ribeiro
    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Brasil.
  • Laura Ximenes Macedo
    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Brasil
  • Juliana Alves Garcia da Roza
    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Brasil.
  • Larissa Heckert da Silva
    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Brasil.
  • Mara Sizino da Victoria
    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Brasil.

Resumo

O presente artigo estuda maneiras de integrar a literatura infantil na avaliação psicológica, dada a prerrogativa, prevista em resolução (09/2018), de o psicólogo se utilizar de fontes complementares no referido processo. Mediante as obras consultadas em diferentes perspectivas teóricas, reuniram-se achados interessantes que sugerem a multiplicidade de benefícios proporcionados pelas narrativas orais e escritas à API, cada qual com suas especificidades destacadas. O material aqui exposto é capaz de contribuir em todas as fases da avaliação, desde o estabelecimento do rapport até as etapas conclusivas. No decorrer do processo, o uso da literatura ajuda a identificar o grau de desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais com maior acurácia, visto que ela trabalha diretamente com tais variáveis, ao mesmo passo em que amplia o repertório simbólico da criança, fornecendo-lhe novas formas de expressão. Neste texto, encontram-se instruções práticas ao psicólogo que deseje se aprimorar no trabalho com crianças a partir da ferramenta proposta, tão valiosa ao crescimento intra e interpessoal. Palavras-chave: avaliação psicológica, psicologia infantil, literatura infantil, leitura, psicodiagnóstico.

  • avaliação psicológica
  • psicologia infantil
  • literatura infantil
  • leitura
  • psicodiagnóstico

Resumen

El presente artículo estudia las formas de integrar la literatura infantil en la evaluación psicológica, dada la prerrogativa, proporcionada por la resolución (09/2018), para que el psicólogo utilice fuentes complementarias en ese proceso. A través de los trabajos consultados en diferentes perspectivas teóricas, se recogieron interesantes hallazgos que sugieren la multiplicidad de beneficios que aportan las narraciones orales y escritas a la EPI, cada una con sus especificidades destacadas. El material aquí expuesto es capaz de contribuir a todas las fases de la evaluación, desde el establecimiento del rapport hasta las etapas conclusivas. Durante el proceso, el uso de la literatura ayudará a identificar el grado de desarrollo de las habilidades cognitivas y socioemocionales con mayor precisión, ya que trabaja directamente con dichas variables, a la vez que amplía el repertorio simbólico del niño, proporcionándole nuevas formas de expresión. En este texto se encontrarán instrucciones prácticas para los psicólogos que deseen mejorar su trabajo con los niños utilizando la herramienta propuesta, tan valiosa para el crecimiento intra e interpersonal.

  • evaluación psicológica
  • psicología infantil
  • literatura infantil
  • lectura
  • psicodiagnóstico

Abstract

The present article studies ways to integrate children’s literature in psychological assessment, given the prerogative, provided by resolution (09/2018), for the psychologist to use complementary sources in that process. Through the consulted works in different theoretical perspectives, interesting findings were gathered that suggest the multiplicity of benefits provided by oral and written narratives to the CPA, each with its highlighted specificities. The material presented here is capable of contributing to all phases of the evaluation, from the establishment of the rapport to the concluding stages. During the process, the use of literature will help identify the degree of development of cognitive and socioemotional skills more accurately, since it works directly with these variables, while expanding the child’s symbolic repertoire, providing new ways of expression. In this text, there will be found practical instructions for psychologists who wish to improve their work with children using this tool, so valuable to intra and interpersonal growth.

  • psychological assessment
  • child psychology
  • infantile literature
  • reading
  • psychodiagnosis

Fecha de recepción: 08/07/2022

Fecha de aprobación: 08/11/2022

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  • Raquel Donegá de Oliveira

    Pedagoga, licenciada em Letras, discente de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Integra o grupo de pesquisa “A literatura como recurso no processo de avaliação psicológica infantil”. Interessa-se também por competências socioemocionais.

  • Nayara Mesquita Ribeiro

    Discente de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Integra o grupo de pesquisa “A literatura como recurso no processo de avaliação psicológica infantil”. Além da área de avaliação psicológica, pesquisa sobre o tema da infância e medicalização.

  • Laura Ximenes Macedo

    Discente de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Integrou o grupo de pesquisa “A literatura como recurso no processo de avaliação psicológica infantil”. Possui interesse na relação da clínica psicanalítica com as urgências do contemporâneo.

  • Juliana Alves Garcia da Roza

    Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Integra o grupo de pesquisa “A literatura como recurso no processo de avaliação psicológica infantil”. Possui interesse nas áreas de avaliação psicológica, psicometria e neuropsicologia.

  • Larissa Heckert da Silva

    Discente de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Integra o grupo de pesquisa “A literatura como recurso no processo de avaliação psicológica infantil”. Interessa-se por avaliação psicológica, terapia cognitivo-comportamental e transtornos alimentares.

  • Mara Sizino da Victoria

    Docente de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Psicóloga e doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa “A literatura como recurso no processo de avaliação psicológica infantil”.