Foto: Gustavo e Otávio Pandolfo - OSGEMEOS

Produção sobre adolescência/juventude na pós-graduação da Psicologia brasileira

 

  1. Drogas

 

Teses/dissertações sobre uso e abuso de drogas lícitas e/ou ilícitas entre adolescentes/jovens. O subtema predominante foi Comportamento, que abarca teses/dissertações que discutem mudanças comportamentais no uso de drogas, interação social e sociabilidade através das drogas. O segundo maior subtema foi Fatores de Risco e Proteção, que tratava da identificação e avaliação destes fatores para a entrada ou não no universo das drogas. Em Consumo estão as teses/dissertações que pesquisam prevalência e formas de uso das drogas. Os outros subtemas são: Psicopatologia, com trabalhos sobre patologias psíquicas envolvidas com uso e abuso de drogas; Serviços de Atendimento, focando nos serviços para usuários de drogas; e, Família, com pesquisas sobre relações familiares e uso de drogas.

 

  1. Novas tecnologias

 

Pesquisas sobre uso das novas tecnologias pelos adolescentes/jovens. Os dois subtemas mais recorrentes são Telefone Celular, com trabalhos que discutem o uso desta tecnologia; e, Blogs, que abarca teses/dissertações que investigaram uso de blogs produzidos por adolescentes/jovens. Internet agrupou as pesquisas sobre uso, escrita, relações e amizade através da internet. Ainda temos Redes Sociais, com trabalhos que analisam a relação dos adolescentes/jovens com as redes. Podemos imaginar que, com a maior presença dessas entre adolescentes/jovens, este será um subtema com grande concentração de trabalhos. Por último, há Jogos Digitais, pesquisas que buscam compreender a interação de adolescentes/jovens com os jogos.

 

  1. Projetos de vida e profissional

 

Trabalhos que debatem processos de organização e realização de projetos de vida, projetos profissionais e escolhas profissionais. O subtema mais recorrente foi Subjetividade, com teses/dissertações que investigam aspectos psíquicos envolvidos na escolha profissional. Trabalho e Práticas Profissionais apareceram em segundo lugar. O primeiro encampou os trabalhos que discutiram o mundo do trabalho e o sentido do trabalho para a consecução de projetos. No segundo estão as teses/dissertações que investigaram modelos de orientação profissional e profissionais que atuam no processo de escolha. Outros subtemas foram Projeto de Vida, com pesquisas que examinaram projetos de vida de adolescentes/jovens; e, Relações Familiares, com trabalhos sobre a relação familiar para a elaboração dos projetos.

 

  1. Avaliação psicológica

 

Teses/dissertações sobre testes psicológicos que possibilitam compreender aspectos específicos de adolescentes/jovens. O principal subtema, Validação de Teste, agrupou trabalhos que se propunham a validar testes, aplicando-os em determinada população para construção de escalas. Desenvolvimento de Teste reuniu pesquisas que intencionaram desenvolver um novo instrumento de avaliação; e Normatização de Teste, as que normatizaram instrumentos, ou seja, avaliaram a precisão na análise das respostas ao instrumento. Violência e Psicopatologia concentraram teses/dissertações que utilizaram instrumentos para avaliar essas situações específicas.

 

  1. Sexualidade

 

Pesquisas sobre relações afetivo-sexuais e exercício da sexualidade de adolescentes/jovens. Dois subtemas foram preponderantes: Relações Afetivo-Sexuais, que agrupou teses/dissertações que discutiram práticas de relacionamento e escolha de parceiros; e, Religião, com trabalhos que investigaram a relação entre sexualidade e religião, e práticas da sexualidade entre adolescentes/jovens religiosos. Outros subtemas foram Gravidez, com pesquisas que analisaram repercussões e vivências da gravidez entre adolescentes/jovens; DST, que analisou a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis; Contracepção, com trabalhos sobre práticas contraceptivas; Exploração sexual, que investigou programas sexuais realizados por adolescentes/jovens; e, Sexualidade, com trabalhos abordando a sexualidade de forma ampla na vida de adolescentes/jovens.

 

  1. Trabalho

 

Dissertações/teses que discutem experiência de trabalho, inserção profissional, trabalho infanto-juvenil e aprendizagem profissional. O subtema mais presente foi Jovem Aprendiz, agrupando teses/dissertações sobre a relação com o trabalho pelo jovem aprendiz, suas expectativas e inserção futura no mercado de trabalho. Mercado de Trabalho reuniu pesquisas que investigaram adolescentes/jovens inseridos neste mercado ou possibilidades e aspirações para a entrada, considerando o mercado de trabalho formal e informal. Escola contém teses/dissertações que pesquisaram a relação entre trabalho e escola, as possibilidades e dificuldades para adolescentes/jovens. Relação com o Trabalho agregou trabalhos cujo foco foi a relação que adolescentes/jovens estabelecem com o trabalho.

 

  1. Corpo

 

Pesquisas que focam na discussão da imagem corporal e intervenções no corpo. Praticamente todas as teses/dissertações desta categoria se concentraram no subtema Imagem Corporal, com trabalhos que abarcaram a discussão do corpo ideal, e da relação entre imagem corporal e atividades físicas ou estado nutricional. Podemos considerar que esta concentração se deve ao fato de que, com a puberdade, há alterações corporais significativas e a preocupação com a imagem corporal ganha importância para o adolescente/jovem. Outros subtemas foram Tatuagem, com pesquisas buscando compreender os motivos dos adolescentes/jovens se tatuarem; e, Mídia, que investigou os ideais de corpo presentes na mídia.

 

  1. Esporte, cultura e lazer

 

Pesquisas sobre movimentos culturais, música, dança, arte, hábitos de lazer e práticas esportivas de e/ou com adolescentes/jovens. Por um número pouco significativo de teses/dissertações em que cada um dos temas aparece separadamente, decidimos agrupá-los em uma única categoria, por haver articulação entre eles. O subtema mais recorrente foi Práticas de Lazer, em que se pesquisaram formas e hábitos de lazer entre os adolescentes/jovens. Outro subtema foi Cultura Hip Hop, com trabalhos sobre a inserção adolescente/juvenil nesta cultura. Outros subtemas foram Atividades artísticas, reunindo teses/dissertações sobre a relação de adolescentes/jovens com a música e a arte; e, Natação, com pesquisa sobre nadadores.

 

  1. Consumo

 

Os trabalhos discutem a sociedade de consumo e comportamento do consumidor. Os subtemas presentes são Publicidade, em que se procura investigar a influência da publicidade no comportamento de consumo dos adolescentes/jovens; Sociedade de Consumo, que discutiu a construção da subjetividade nesta sociedade; e, Consumo de Luxo, que investigou os significados deste tipo de produto.

Márcia Stengel marciastengel@gmail.com

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Psicologia Social pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-graduação de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Juarez T. Dayrell juareztd@gmail.com

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS). Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Fundador membro do Observatório da Juventude da UFMG.