Temas em Destaque
-
Identidades juvenis e consumo musical de 'reggae' e 'rap' em Cuba
A relação entre música, juventude e consumo cultural é explorada neste artigo de Yoannia Garzón, pesquisadora cubana do Centro de Estudos sobre a Juventude, de Havana, Cuba. Destacando como o ‘rap’ e o ‘reggae’ tem se tornado importantes nas práticas expressivas e participativas dos jovens cubanos, a autora discute como, em um contexto de globalização das indústrias culturais, estes estilos musicais são reconfigurados nas experiências locais. Como marcadores socioculturais de maneiras de ser e de viver, estes ritmos podem também ganhar sentido de resistência frente a condições de marginalização e discriminação vivenciadas pelos jovens. Leia mais.
-
Uso de crack entre jovens: histórias para reconstruir os percursos de cuidado e cidadania
Neste artigo, Edna Linhares Garcia, doutora em Psicologia Clínica e docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil, juntamente com suas colaboradoras, analisam os desafios e enfrentamentos necessários frente à percepção do que se mantém, tacitamente, nos discursos hegemônicos como demonização do crack. A partir da pesquisa “A Realidade do Crack em Santa Cruz do Sul, RS”, as autoras discutem a prevalência das práticas excludentes no tratamento dos usuários desta droga, e propõem uma compreensão que vise atentar para a singularidade do lugar que a droga ocupa na vida dos sujeitos, principalmente os sujeitos adolescentes. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
"Pensar la infancia desde América Latina: un estado de la cuestión", Valeria Llobet (coord.)
-
“’Porque así soy yo’. Identidad, violencias y alternativas sociales entre jóvenes pertenecientes a ’barrios’ o ’pandillas’ en colonias conflictivas de Zapopan”, de Rogelio Marcial Vázquez e Miguel Vizcarra Dávila
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Setembro a Dezembro de 2014 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.