Temas em Destaque
Seção temática: “Agora eu era o herói”: brincadeiras e cultura lúdica nas infâncias e juventudes latino-americanas
Editore/as convidados/as:
Adelaide Rezende de Souza, Daniela Finco e Renata Tomaz
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Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
- Aristeo Leite Filho
- Lisandra Ogg Gomes
- Rita Marisa Ribes Pereira
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Abrir el juego: la juegoteca comunitaria como dispositivo para la formación docente
- Analía Paola García
- Marina Inés Visintin
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“Memórias de Lucia”: as brincadeiras nos livros escolares do Maranhão na Primeira República
- Rosyane de Moraes Martins Dutra
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“Vem todo mundo! Vamos fazer a capoeira juntos!” relações de idade e gênero e cultura lúdica na Educação Infantil
- Patrícia Dias Prado
- Tatiana Renzo Fonseca
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Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
- Paula Mika Kasai
- Ivan Gimenes Lima
- Elaine Prodócimo
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“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas
- José Fernandes Pontes
- Marco Antônio Soares Arruda
- Luciano Silveira Coelho
- Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
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Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente
- Fabricio de Souza
- Bianca Becker
- Ilka Dias Bichara
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Brincar com (a) propriedade: crianças em movimentos de ocupação
- Raissa Menezes de Oliveira
- Antonádia Monteiro Borges
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“Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
- Beatriz Corsino Pérez
- Estefani Peixinho de Souza
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Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá – MA
- Raylina Maila Coelho Silva
- Hellen Silva Carneiro Ferreira
- Layna Kariny Freire Madeira
- Rosyane de Moraes Martins Dutra
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O estado de erê como experiência lúdico-transformacional
- Ana Maria de O. Urpia
- Leandro dos Santos Conceição
Seção livre
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Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
- Mariane Falco
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O uso das mídias móveis por crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Pelotas – RS
- Marcos Roberto Silva de Souza
- Giovana Fagundes Luczinski
- Renata Cristina Rocha da Silva
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Infâncias patologizadas: um estudo epidemiológico sobre o fenômeno da medicalização infantil em Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza
- Bruna Myrla Ribeiro Freire
- Jurema Barros Dantas
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Narrativas em saúde: com a palavra, o irmão da pessoa com deficiência
- Sumaia Midlej Pimentel Sá
- Elaine Pedreira Rabinovich
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Singularidades do tornar-se etnógrafo a partir de uma etnografia com crianças indígenas
- Luciano Silveira Coelho
Informações bibliográficas
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Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil, organizado por Lucia Rabello de Castro
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Resenha por
- Luciana Martins Quixadá
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South American childhoods: neoliberalisation and children’s rights since the 1990s, organizado por Ana Vergara del Solar, Valeria Llobet e Maria Letícia Nascimento.
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Resenha por
- Bruna Breda
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Robachicos: historia del secuestro infantil en México (1900-1960), por Susana Sosenski
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Resenha por
- María Laura Osta Vázquez
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Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de dezembro de 2021 a abril de 2022, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.